quarta-feira, maio 25, 2005

O Pelourinho de Montemor-o-Novo

Os pelourinhos constituíam, em todas as vilas e cidades portuguesas, o centro da vida civil de uma comunidade. Situados normalmente em praças ou terreiros do centro das povoações, era aí que eram julgados os criminosos e era aí que se reunia a população em tempos de crise.
Também Montemor-o-Novo teve o seu pelourinho, embora actualmente este se encontre desaparecido.
A referência mais antiga que conheço em relação ao pelourinho de Montemor data de 1519, altura em que D. Manuel manda erigir um novo pelourinho em pedra, mais de acordo com a importância que a vila assumia, visto que o antigo pelourinho “he de huum paao e que esta quebrado”. Este pelourinho situava-se no chamado Terreiro do Pelourinho, provavelmente o mesmo terreiro a que chamavam Praça e que constituía o centro político e económico da vila intra-muros de Montemor.
Em 1725, com a vila intra-muros já bastante arruinada e desertificada, o Pelourinho é transferido para a Praça Velha (vide o post dedicado a esta praça no dia 3 de Maio, neste blog), uma vez que esta era nessa altura a praça mais central do arrabalde, sendo aqui também que se realizavam os mercados.
Poucos anos depois, em 1749, o pelourinho é novamente transferido para o Largo dos Paços do Concelho, onde se encontravam já a funcionar a Câmara e a Cadeia.
Nos finais do século XIX ainda se encontrava neste Largo, como o atesta a fotografia.



O Pelourinho deveria localizar-se sensivelmente onde actualmente se encontra a pequena rotunda que liga a antiga Rua Direita e o Largo dos Paços do Concelho.
Desconhece-se no entanto quando foi retirado e onde foi colocado.

Sem comentários: