terça-feira, maio 24, 2005

Exposição "Tesouros do Castelo"



Apesar da qualidade das fotografias não ser realmente nada boa, a exposição foi um sucesso. Por ela passaram, ao longo de três dias, vários milhares de pessoas que assim puderam comprovar que no seu castelo não existem só uns muros a cair e de ano a ano se faz uma feira medieval. Existe um projecto de arqueologia, que apesar dos poucos anos de vida, pôde já trazer à luz do dia uma série de objectos de grande importancia histórica e arqueológica para o concelho e inclusivamente para o país. Esta foi, sem dúvida uma das melhores oportunidades de dar a conhecer aos montemorenses, o trabalho levado a cabo todos os verões, por uma equipa de jovens voluntários de Montemor e de outras localidades que participam nas campanhas anuais de escavações arqueológicas no Castelo.
Um muito obrigado a cada um das dezenas de jovens que por aqui passaram nos últimos três anos!

3 comentários:

Artur Henriques disse...

E nós agradecemos as oportunidades que nos deram de compreender a ocupação do castelo Montemor. Acreditem este 3 anos foram apenas o inicio de um longo caminho. Este Castelo ainda esconde muitas coisa.

Artur Henriques disse...

Já agora os meus sinceros parabéns ao BAPHOMET e a MIMI pelo excelente trabalho que demonstram na organização desta exposição.

Anónimo disse...

Lá do alto a Torre do Castelo é a parte mais visível de um legado de muitos séculos. Por vezes ponho-me a imaginar as histórias que se escondem no interior daquelas muralhas. Algumas dessas histórias já viram a luz do dia através do vosso trabalho mas, ainda assim, muitas há que ainda estão por descobrir...concordo com o caesar: "este Castelo ainda esconde muita coisa". Há portanto ainda muito trabalho pela frente e o Programa do Castelo, a Oficina de Arqueologia e, certamente em colaboração com os jovens montemorenses, vão ainda trazer muitos "tesouros" encobertos pela poeira dos séculos.