terça-feira, maio 31, 2005

A Ribeira de Canha e o Rio Almansor. Descubra as diferenças


Troço do rio junto à ponte de Évora

O pequeno ribeiro que actualmente conhecemos como Rio Almansor era conhecido desde, pelo menos, 1181 até finais do século XIX como Rio Canha ou Ribeira de Canha. Penso que a mudança de nome deve estar relacionada com o revivalismo islâmico a que se assistiu no século XIX e com uma tentativa de conotar a terra com uma personagem histórica dessa época.
Outro facto curioso sobre este curso de água é a sua designação. Até há algum tempo era conhecido como Ribeira de Canha. Agora chama-se pomposamente Rio Almansor. Quem o conhece sabe que de Rio tem pouco. No Verão está quase sempre seco e no Inverno, só em anos anormalmente chuvosos, atinge um caudal considerável. Mas nem sempre foi assim.
Transcrevo de seguida excertos das Memórias Paroquiais que se fizeram por todo o país em consequencia do grande terramoto de 1755 e que descrevem muito bem as características do Rio/Ribeira no século XVIII.
"(...) a caudeloza ribeira, que cinge, cerca e rega toda a raís do monte (Castelo) pela parte do sul que a faz todo o anno delicioza com a corrente de suas agoas.
Este he o celebre rio Canna, que ainda que não he dilatado o seu nascimento, contudo he arrebatado nas suas correntes, por virem por entre pinhascos, sendo estes mesmos a cauza de não poder ser navegável.
(...)
Tem este rio duas pontes huma chamáda de Alcaçar do Sal (...) e a a outra he a ponte de Evora (...). Tem por todo o termo desta villa the a hum citio chamado Castellos Velhos 28 moinhos, fora alguns que estão cahidos, e dois pisões. E as pontes são de cantaria.
He provida da multidão de seos pexes, com que se divertem os moradores deste povo, e de diversas especies como são bordálos, picões e barbos, e outros com diversos nomes, que por pequenos os não nomeyo. Todo o anno se pescão sem que haja pescarias obrigadas a algum senhor particular"
(1)
E era assim o nosso Almansor no século XVIII.


(1)in Almansor, N.º 3, 1985;

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem Haja!
depois de dificil pesquisa sobre o tema, a origem d nome e porque as diferentes denominaçoes eis q encontro algo.

Aguardo sugestao de doc. para aprofundamento do assunto.

cumprimentos, Sarmento Barreiros