domingo, abril 03, 2005

S.Pedro da Ribeira (1)


S. Pedro da Ribeira Posted by Hello

Embora possivelmente de fundação anterior, a Ermida de S. Pedro que hoje conhecemos é obra de 1511, como o atesta uma lápide fundacional.
No seu interior possui um fabuloso fresco datado de inícios de quinhentos com a figuração de S. Pedro, sentado no trono pontifício soberbamente decorado, benzendo com a mão direita e segurando as chaves simbólicas com a esquerda.
Muito interessante, embora pictoricamente menos apurado, é a paisagem que rodeia o trono com cenas quase idílicas da vida campestre e peri-urbana. Segundo Túlio Espanca é possível que a muralha que aparece numa das cenas seja a representação do Paço dos Alcaides e da vila intra-muros.
Apresentaremos de seguida alguns pormenores deste fresco, alusivos sobretudo à vida no campo que, segundo Manuel Branco, pode ser entendida como uma alegoria à paz e prosperidade da vila na altura do rei D. Manuel.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desculpa a minha total ignorância, mas gostava de saber o porquê da sua abertura só nas festas de S.Pedro.É privada ou será uma questão de conservação?

MonteMaior disse...

nem uma nem outra. A capela pertence á Igreja Católica que se não fossem as festas de S. Pedro organizadas por um grupo folclórico da cidade, pura e simplesmente nunca seria aberta.