quinta-feira, abril 28, 2005

Terreiro do Corro



O Terreiro do Corro é, na minha opinião, uma das mais bonitas praças do centro histórico da cidade. No século XVI e XVII era também chamada de Corro dos Touros, uma vez que era aqui que se realizavam as corridas de touros durante as principais festas da então vila de Montemor, nomeadamente na festa do Corpo de Deus. Aquando das corridas a praça era rodeada de paredes de madeira transformando-se num recinto fechado.
Em 1858, por decisão da Câmara, a praça assume novas funções. Aqui se passam a realizar os mercados de fruta e de hortaliça, pelo que o recinto é mandado terraplanar e arborizar. Devem datar dessa altura as grandes palmeiras que se podem ver na foto e que actualmente constituem já parte do património toponímico, uma vez que este terreiro é actualmente conhecido pela população montemorense como Praça das Palmeiras

3 comentários:

Marcos Osorio disse...

Curiosamente em Sortelha (Aldeia Histórica da Beira Interior, Sabugal), há também um Largo do Corro, à entrada. E é lá que se realiza a famosa capeia arraiana com touros.

Guida Alves disse...

Corro ou mais modernamente Largo do Corro, salvo melhor e mais abalizada opinião, é a designação aplicada a todos os terreiros mais ou menos amplos onde habitualmente se realizavam corridas de touros. É uma toponímia frequente em terras do alentejo e da Beuira Baixa. Já encontrei esse nome noutros lugares, creio que em Serpa e em Portalegre, por exemplo...

coelhinho disse...

Esta é tambem uma das minhas praças preferidas em Montemor-o-Novo, espero que resolvam fazer alguma coisa por esta praça que bem merece.