domingo, abril 10, 2005

Notícia de última hora

O que antes estava assim...


Portal de Santa Maria do Bispo Posted by Hello

Agora está assim...


Santa Maria do Bispo Posted by Hello

Foram finalmente retirados os dois muretes de cimento que desfiguravam o magnífico portal manuelino da primitiva Igreja matriz de Santa Maria do Bispo, no Castelo.

Há mais de um século atrás, quando a câmara decidiu dividir o castelo por talhoes e vender esses talhões a agricultores, várias foram as ruínas que devem ter sido desvirtualizadas ou até mesmo destruídas. este era um dos mais flagrantes casos. Esta igreja foi transformada em redil de ovelhas. Como o portal em pedra era demasiado grande para ser fechado, foram-lhe colocados dois muretes como suporte para uma porta em madeira. Mais tarde, quando a Câmara voltou a adquirir esses talhoes, "essas" ovelhas foram retiradas tal como a porta de madeira. Os muretes continuaram ali até á semana passada, altura em que foram retirados por operários da Câmara.

Finalmente podemos admirar em todo o seu esplendor um dos ex-libris da cidade e o símbolo da actual Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Bispo.

6 comentários:

Insane in the brain disse...

Muito bem.De facto é uma situação para festejar.A camara trabalhou!
Poderiam,já que "têm a mão na massa",restaurar,ou delimitar o acesso à nave da igreja.Realmente existe o perigo de colapso,e,como já observei,o livre acesso leva crianças a brincar no meio das "ruinas".Também já observei adultos transporem,pela parte superior,essa mesma aboboda.Mas de qualquer modo terão maior percepção do perigo que correm.
Poderá a camara municipal fazer algo acerca,ou já se cansou de actividades este ano?
Prevenir para preservar!(Digo eu!)

Baphomet disse...

Penso que é uma situação de louvar. O Portal manuelino ficou finlamente livre destes elementos que prejudicavam a sua observação.
A questão do "Turista" que vagueia pelo castelo no fim de semana, levantada pelo Insain é bastante pertinente...

Não quero me referir todos, claro, mas eu já vi muito boa gente a vaguear pelo castelo como se este trata-se de uma pista de obstáculos:passam por cimas das abóbadas desta igreja assim como seu portal, numa de loucura passam por cima de alguns muros em deterioração, e mais recentemente observei um alegre casal e a sua criança a passarem alegremente por cima da abóbada de uma estrutura que pensamos ser um matadouro mourisco ou cisterna. Para quem não conhece esta abóbada está em completa ruina.

Anónimo disse...

wow, a câmara trabalhou!? estou estremamente surpreendido... ñ achava isso possível e dedicarem-se à àrea da preservação do património!? já agoras para quando uma escavações nesta igreja?

Poseidon disse...

mais um pequeno pormenor para tornar esse castelo num sítio mais apelativo, parabéns, que venham mais vitorias como esta...

bota disse...

Espero que tenha sido retirado o murete à força da bota do arqueólogo !?

Anónimo disse...

Pois é... "a câmara trabalhou..". Quem são estas personagens que deixam estes depoimentos, o que entendem elas de poder autarquico ?
Que autoridade moral tem estas pessoas para vomitar este tipo de opiniões?
Parabens àqueles que entendem o esforço exercido.. e os meus sentimentos aqueles que julgam ser donos da verdade suprema, a mais validas de todas.
Pensem nisto, mas pensem mesmo bem nesta frase que se escreveu um dia... de tão profunda que é pode pareçer superficial, mas não é: -Vemos, ouvimos e lê-mos.. não podemos IGNORAR !