quinta-feira, abril 07, 2005

Rua Direita


Rua Direita Posted by Hello

A Rua Direita aparece pela primeira vez referida em 1422, altura em que é mandada calçar pela Câmara. Este melhoramento só era aplicado, na época medieval, ás principais ruas ruas da urbe, facto que explica o calçetamento da rua ainda nos ínicios do século XV. Esta era uma das mais importantes ruas do arrabalde montemorense, uma vez que ligava directamente as partes alta e baixa do arrabalde, sendo também a mais larga e, provavelmente a mais movimentada.
Era por isso habitada por gente abastada que durante a época manuelina foram construindo habitações de dois pisos, como é um dos exemplos a foto que se segue.
(Na época medieval era também chamada de Rua dos Carvoeiros ou do Carvoeiro)


Casa manuelina Posted by Hello


O nome da rua rua não tem assim nada a ver com o facto de ser uma rua direita, mas sim com o facto de ligar directamente, e por entre um emaranhado de pequenas ruelas, dois pontos importantes da vila medieval, extra-muros, de Montemor-o-Novo.

3 comentários:

Anónimo disse...

De facto,na foto até parece quase direita.Mas só para quem não conhece!Já agora,não se consegue saber o porquê dessa denominção?
Visitem pessoalmente e depois tirem as vossas ilações.

MonteMaior disse...

Peço desculpa pela falta de explicação, mas, mais uma vez, por problemas na edição do blog, não me foi possível escrever o texto que tinha preparado. dentro em breve haverá uma pequena história de uma das mais importantes vias do Centro Histórico montemorense na época medieval.

Anónimo disse...

Fico muito agradecido pela explicação.