terça-feira, abril 26, 2005

Ex-voto



A Ermida de Nossa Senhora da Visitação, possui uma interessante colecção de ex-votos que vão desde o século XVIII até ao século XX. Um dos mais interessantes retrata a fuga dos presos da cadeia de Montemor em 1883.
Nessa altura a cadeia era no piso inferior do edifício da Câmara Municipal, e como se pode ver a estrutura do edífio pouco mudou á excepção do fecho da porta de onde saíram os presos, e onde actualmente funcionam os serviços de contabilidade do município. Até a rua em frente ao edíficio que se pode observar pela porta da cadeia continua igual. A um nível mais alto e com guardas em ferro.

O ex-voto foi encomendado pelo então carcereiro Joaquim António Geraldo e por sua mulher Mariana Rita por forma a agradecerem a Nossa Senhora da Visitação "por os ter posto a salvo do grande prigo que curerão no dia 12 de abril de 1883, pela invasão dos presos da cadeia d'esta villa de Monte-mór o Novo"

6 comentários:

Anónimo disse...

Espero que venhas a explanar mais acerca dos ex-votos restantes,tal como o restante conteudo que se pode encontrar no interior da igreja.Por curiosidade,a igreja de nossa Srª da conceição possuia convento,e esta?Já no castelo,convento da saudação,existia também.

MonteMaior disse...

Sim o espólio de ex-votos da Ermida de Nossa Sr.ª da Visitação é muito rico e merece mais uns posts. Quanto aos conventos da Conceição e da Saudação, peço desculpas mas não percebi a tua pergunta.

Margarida Bonvalot disse...

Um espólio a fazer de um inventário a nível nacional dos ex-votos existentes no nosso país. E a ser devidamente preservado. Para quando?...

Anónimo disse...

O que quiz perguntar foi se Nossa sr.ª da Visitação também possuia um convento,tal como aconteceu com as outras referidas.
Todo o complexo à sua volta não indica uma presença desse tipo.

MonteMaior disse...

A Sr.ª da Visitação nunca possuiu convento anexo com a Sr.ª da Conceição. Existiam sim algumas casas anexas, mas penso que serviriam para alojar peregrinos.

MAR disse...

Fiz aqui há uns tempos um trabalho sobre questões linguísticas nos ex-votos, a Ermida da Nossa Senhora da Visitação foi um dos locais obrigatórios. Para quem se interessa por esta manifestação religiosa popular aconselho a visitarem Elvas que tem dos ex-votos mais antigos em Portugal. Alguns mostram bem as consequências dos saques aquando da invasão francesa, isto porque os mais ricos, incluiam nos seus ex-votos uma cruz em ouro ou prata.
São também um testemunho da evolução linguística, principalmente porque mostram a língua do povo (com erros ortográficos que nos aproximam da oralidade), o que não acontece em outro tipo de documentos históricos.