sexta-feira, junho 06, 2008

Um grande favor

Caríssimos amigos e leitores deste blog

peço-vos o favor de perderem 2 minutos do vosso tempo e assinarem um petição muito, muito importante.

O governo está prestes a encerrar a mais importante biblioteca portuguesa dedicada exclusivamente à arqueologia - a biblioteca do já extinto IPA.

Esta era a antiga biblioteca do Instituto Arqueológico Alemão. Aquando do encerramento da delegação de Lisboa deste instituto, o IPA, conseguiu negociar a manutenção da riquíssima biblioteca em Portugal, mediante a condição de esta se manter aberta ao público e da manutenção dos postos de trabalho existentes.

Parece que o estado precisa urgentemente das instalações do IPA (diz que é para a construção do novo Museu Nacional dos Coches que esse sim dá dinheiro) e como no Palácio da Ajuda não existe espaço (muito provavelmente devido à existência de muitos tachos, panelas, frigideiras e afins), O Instituto Arqueológico Alemão ameaça agora levar todo o acervo da sua biblioteca para a delegação de Madrid.

Para além da biblioteca do IAA, encontra-se aqui uma enorme quantidade de monografias e periódicos resultantes da permuta das edições do IPA, nomeadamente a extinta "Revista Portuguesa de Arqueologia" e a extinta série dos "Trabalhos de Arqueologia".

Estão aqui também arquivados todos os relatórios resultantes de trabalhos arqueológicos em Portugal, desde o Estado Novo até à actualidade.


Por isso, por favor, assinem a petição

http://www.petitiononline.com/biblipa/petition.html

Obrigado

Sem comentários: