quarta-feira, outubro 19, 2005

Ermida de São Lázaro. A Gafaria de Montemor



Era certamente junto a esta Ermida de S. Lázaro que durante a época medieval se situaria a Gafaria de Montemor-o-Novo.
As gafarias eram os locais onde se dava assistência aos leprosos e sendo S. Lázaro o seu patrono faz todo o sentido que aqui se situasse. Na época medieval esta era ainda uma zona semi-desertica da vila monterense e por aqui passava um pequeno curso de água, condições quase essenciais para a localização de uma instituição deste género.
A primeira referência a uma gafaria em Montemor remonta a 1324. Durante o século XVI deixam de aparecer referências à leprosaria, talvez devido ao decréscimo de casos de lepra nesse século.
Era aqui que se colocava uma bandeira em épocas de peste na vila de modo a que, quem viesse a chegar à vila, pudesse saber antecipadamente da peste e escolher outro percurso.

7 comentários:

weblogz disse...

Prince "invented Internet 170 years ago"
A RUSSIAN WEB SITE has claimed that the Internet and in particular blogging, was invented by a Russian Prince in 1837.
Hey you've got a great blog here, the best I've seen so far, keep up the good job! A few days ago I was surfing the web and came across this cool site on Mortgage loans online. It features all sorts of interesting information on
Mortgage loans online and makes it super easy to apply online. Now I know that people want fast services I recommend they visit
Mortgage loans online for quick and hassle-free service.

antonio.nabo disse...

Olá

O tipo de texto publicado é interessante para se publicar num jornal local como a Folha de Montemor. O meu nome é António Nabo (antonio.nabo@sapo.pt) e caso esteja disposta (o) a realizar um projecto connosco para publicação de textos desta natureza contacte-me. Para nós, na Folha, ter uma coluna sobre história de Montemor seria bastante interessante.

Um abraço
António Nabo

Miguel Carola disse...

passo varias vezes neste local e ñ fazia idea da importância e da história deste edificio...

mais uma vez parabens pelo blog
é visita obrigatória

Zecatelhado disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário.

Aquele @bração do
Zecatelhado

Insane in the brain disse...

Tem que se fazer algo em relação a esses comentários estrangeiros,alusivos a sites de empréstimos(ñ se sabendo donde vêm),que muito certamente ñ devem perceber a nossa linda lingua mãe.
Voltando ao post,será que esse curso de água referenciado,se poderá ter transformado,posteriormente,em fonte(agora seca) situada no largo da câmara?
Boa sorte para algum projecto que decidas embarcar com o senhor A. Nabo.Tenho de arranjar maneira de trazer a Folha de Montemor até esta minha terra!

José Rasquinho disse...

Parabéns "Manela" pelo teu Blog, que está cada vêz mais interessante.
É já uma visita obrigatória!!!
Fiquei contente de vêr aqui a história desta capela, pois também a fotografei nestes dias, e queria juntar a história com a foto.
Continua este bom trabalho, que nós agradecemos!
Um abraço.

Pedro Gama disse...

Parabéns pelo blog. A Capela de S. Lázaro é um local que me traz boas recordações do tempo do Grupo João Cidade que se reunia ali, semanalmente, aos sábados à noite.

Saber agora da sua utilização passada é um facto interessante para mim. Obrigado por este "bocado de história".