sexta-feira, março 02, 2007

DGEMN

A Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais disponibiliza, desde há uns meses, na sua página da internet, parte do seu espólio fotográfico resultante das intervenções em monumentos do nosso país ao longo de várias décadas.

Deste valiosíssimo acervo faz parte uma coleção de mais de duzentas fotografias do Castelo de Montemor desde 1940 até aos nossos dias, permitindo-nos assim conhecer a sua evolução ao longo de todos estes anos.

A Torre do Relógio, por exemplo, e as zonas adjacentes, embora mantendo a sua traça praticamente inalterada, conheceram algumas modificações.



Nesta imagem de 1941, na zona do terreiro do Convento da Saudação, é visível um muro de reduzidas dimensões, ao contrário do forte pano de muralha que actualmente ali é visível.

Mais abaixo, no actual estacionamento, aparece uma construção relativamente extensa, finalizando, junto ao muro de suporte de terras, com uma porta em arco. Desconheço totalmente a finalidade e funcionalidade desta estrutura.

No século XVI, localizava-se aqui a chamada Praça Nova que sabemos, por documentação histórica, estar cercada por muros e possuir arcos. Parece-me muito pouco provável que esta estrutura possa estar relacionada com a Praça Nova.

Por outro lado, sabe-se que existiam aqui pequenas hortas. Seria o limite de uma das hortas? Parece-me uma construção demasiado alta e de boa qualidade para divisão de hortas.

Seria um reaproveitamento dos muros da Praça Nova para a divisão das hortas?

Nesta fotografia, igualmente de 1941, verica-se, para além da ruína deste troço de muralha, a existência de uma construção anexa à muralha com uma porta que possivelmente daria acesso ao interior da Torre.

Na muralha verifica-se igualmente a inexistência do adarve ou caminho de ronda.


Actualmente o acesso à Torre é feito através de uma escada rasgada na própria muralha.

Se estas fotografias são hoje, passados sessenta anos, um instrumento tão precioso, o que dizer daqui por algumas centenas de anos?

Parabéns à DGEMN!!!