sexta-feira, março 31, 2006

Um ano de Montemaior!



Obrigado a todos os visitantes que por aqui passaram!

segunda-feira, março 27, 2006

"y entre la hierba verde viven las amapolas" *



* Do poema "Con Quevedo, en Primavera" de Pablo Neruda

sexta-feira, março 24, 2006

E já que estamos numa de esclarecimentos

Vamos aos factos:

Também não foi no Paço dos Alcaides que D. Manuel investiu Vasco da Gama como capitão da armada que viria a descobrir o caminho marítimo para a Índia.



Mas foi em Montemor que, segundo João de Barros, cronista geral do reino, se debateu a proposta de D. Manuel do envio de uma primeira expedição à Índia, nas cortes de 1495 que se realizaram em Montemor-o-Novo e, muito provavelmente no Paço dos Alcaides.

Enfim, quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto e do debate nas cortes passou-se rapidamente para a investidura de Vasco da Gama.


(e assim desfaço mais um mito...)

segunda-feira, março 20, 2006

Rua e Casa Torre de Dom Vasco



Ao contrário do que muita gente pensa não foi nesta rua nem nesta casa que se alojou Vasco da Gama quando D. Manuel o incumbiu de descobrir o caminho marítimo para a Índia.

O nome da Rua deve-se sim a Dom Vasco de Mascarenhas, irmão de Dom Fernão Martins de Mascarenhas e pai de Dom João de Mascarenhas, ambos alcaides-mor da vila.

Também não é certo que D. Vasco tenha habitado nesta casa.

Trata-se de facto de uma casa apalaçada, com três pisos (o que era raro na altura) e que deve ter sido mandada fazer por alguém com posses mas, até prova em contrário, não é possível afirmar que aqui viveu D. Vasco de Mascarenhas.

De salientar nesta casa-torre a existência de uma janela tipicamente manuelina.Esta janela constitui actualmente o símbolo adoptado pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Vila, uma das duas freguesias urbanas da cidade.