segunda-feira, março 20, 2006

Rua e Casa Torre de Dom Vasco



Ao contrário do que muita gente pensa não foi nesta rua nem nesta casa que se alojou Vasco da Gama quando D. Manuel o incumbiu de descobrir o caminho marítimo para a Índia.

O nome da Rua deve-se sim a Dom Vasco de Mascarenhas, irmão de Dom Fernão Martins de Mascarenhas e pai de Dom João de Mascarenhas, ambos alcaides-mor da vila.

Também não é certo que D. Vasco tenha habitado nesta casa.

Trata-se de facto de uma casa apalaçada, com três pisos (o que era raro na altura) e que deve ter sido mandada fazer por alguém com posses mas, até prova em contrário, não é possível afirmar que aqui viveu D. Vasco de Mascarenhas.

De salientar nesta casa-torre a existência de uma janela tipicamente manuelina.Esta janela constitui actualmente o símbolo adoptado pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Vila, uma das duas freguesias urbanas da cidade.

2 comentários:

Lisdengard disse...

já tinha saudadades das histórias q nos trazes sobre essa bela terra q é Montemor o Novo!

Sancho Pança disse...

Manuela...realmente gostava que pudesses trazer mais histórias e com maior regularidade a este blog.

Quem gosta de Montemor gosta de saber o que o passado nos legou. Gosto da forma como contas as histórias, desvendando e clarificando nalguns casos, histórias que sempre nos contaram e que afinal são falsas...se o Vasco da Gama não esteve cá (ou pelo menos nessa casa) pior pra ele.

Venham daí mais histórias...