segunda-feira, junho 06, 2005

Sobre as origens no nome "Montemor-o-Novo"


Embora as origens de Montemor-o-Novo recuem para além da época Cristã, desconhece-se como era designada a urbe, por exemplo durante a época islâmica.
O primeiro documento conhecido que refere a povoação data de 1181, altura em que D. Gonçalo Mendo era seu mordomo-mor e nesta altura era designada como "Montem mayorem". É assim também que aparece referida no foral de D. Sancho I, em 1203. Este nome estava relacionado com a elevação onde se situava a vila, e que era a mais alta num raio de alguns quilómetros.
Até 1237 a vila é sempre chamada de Montem mayorem, altura em que lhe é incluido o "novo", certamente para melhor se distinguir do outro Montemor, perto de Coimbra.
A partir desta data a vila é sempre conhecida como Montemor-o-Novo, embora a forma de escrever tenha sofrido algumas variantes ao longo dos séculos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que seria bastante interessante saber a origem do nome, penso que é apaixonante conhecer o passado da terra que nos enfeitiça por isso deixo os meus parabéns por este blog. É de louvar!
Mas enquanto deixo os peritos (voçês) descobrirem novas páginas da nossa história nada como conservar e apreciar Montemor-o-Novo "Vila Notável"!